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Suplementos à lecitina: Compreendendo os riscos e benefícios

Antes de tomar suplementos de lecitina, pesa a falta de evidências confiáveis ​​de benefícios contra a literatura científica que sugere preocupações de segurança.

A lecitina é um suplemento alimentar muito popular. Mas o que sabemos sobre seus riscos e benefícios?

Suplementos à lecitina: Compreendendo os riscos e benefícios  agosto 30, 2019

Com relação aos benefícios, sabemos que os suplementos de lecitina são fortemente promovidos como uma panacéia para:

  • Saúde cardiovascular
  • Função hepática e celular
  • Transporte e metabolismo da gordura
  • Reprodução e desenvolvimento infantil
  • Desempenho físico e função muscular
  • Comunicação celular
  • Melhoria na memória, aprendizado e tempo de reação
  • Alívio da artrite
  • Cabelo e pele saudáveis
  • Tratamento para cálculos biliares

Sempre desconfiei de promoções que prometem curar todas as doenças humanas. Porém, uma revisão recente de vários artigos científicos no PubMed revela que os pesquisadores ainda se referem aos benefícios esperados da lecitina com termos como “pode”, “pode”, “teoricamente poderia” e não com “faz”. Além disso, a maioria dos artigos e sites credíveis relacionados à saúde apontam que há uma lamentável falta de pesquisas sobre a eficácia desse suplemento dietético específico.

Portanto, acredito que, neste momento, é seguro dizer que nenhuma das reivindicações sobre a lecitina tem evidências confiáveis ​​para sustentá-las.

Existem duas exceções possíveis (mas menores):

  1. A lecitina é um emulsificante natural, portanto, reivindicações que dissolvem cálculos biliares podem ser credíveis. No entanto, não encontrei um bom estudo documentando isso. E, o WebMD fornece ao tratamento com lecitina dos cálculos biliares uma “recomendação” pouco entusiasta de possivelmente ineficaz . 
  2. Um pequeno estudo de Tóquio descobriu recentemente que lecitina de soja em altas doses (1200 mg / dia) aumentou o “vigor” em mulheres de meia idade que apresentaram fadiga em comparação com um placebo. O estudo foi financiado pela Kikkoman, uma produtora japonesa de alimentos que fabrica uma variedade de produtos de soja, como molho e leite de soja.

O que é lecitina?

A lecitina é na verdade uma mistura de diferentes substâncias gordurosas chamadas glicerofosfolípides, incluindo:

  • Fosfatidilcolina (frequentemente considerada sinônimo de lecitina)
  • Fosfatidiletanolamina
  • fosfatidilinositol
  • fosfatidilserina
  • ácido fosfatídico

A lecitina é encontrada na gema de ovo, carnes, soja, sementes, como girassol e colza, e alguns vegetais, como milho. A soja é a fonte da maior parte da lecitina comercial, embora a lecitina de girassol seja cada vez mais popular devido a preocupações com OGM nos regulamentos de rotulagem de soja e alergia a alimentos. 

Existe realmente lecitina no seu suplemento de lecitina?

Você provavelmente supõe que, ao tomar suplementos de lecitina, você está realmente recebendo lecitina. No entanto, como é o caso de muitos suplementos nutricionais, as preparações comerciais variam amplamente na quantidade da substância que está realmente em seu produto.

Por que essa variabilidade? Como os fornecedores de suplementos foram isentos pelo Congresso de aderir a qualquer padrão de fabricação, pureza ou reivindicação de benefícios. Como isso aconteceu é emblemático do nosso sistema político quebrado, mas não me faça continuar nisso.

Apenas uma fração da lecitina comercial é composta da coisa real. Então, o que compõe o resto? A resposta: ácidos graxos!

Não é exatamente o material para ajudar na redução de peso, saúde cardiovascular ou função hepática. De fato, teoricamente eles poderiam trabalhar contra todos esses benefícios potencialmente maravilhosos.

Metabolômica

Antes de prosseguirmos, deixe-me introduzir um termo médico relativamente novo: metabolômica. Todos conhecemos o conceito de genômica , ou seja, o estudo do genoma ou o conteúdo genético total e seus efeitos na saúde e na doença.

Da mesma forma, a soma total de produtos químicos, substratos e metabólitos no corpo é chamada  metaboloma.  Metabolômica é o estudo dessas substâncias na saúde e na doença.  A vantagem de adotar uma abordagem abrangente é que ela é imparcial.

A abordagem científica clássica é estudar um gene ou molécula específica, ignorando essencialmente todo o resto. É como espiar pelo buraco da fechadura. Você vê apenas o que o buraco permite que você veja.

Por outro lado, estudar todo o genoma ou todo o metaboloma fornece uma imagem completa de tudo o  que está envolvido no processo em estudo.

Por exemplo, por muitos anos, acreditava-se que apenas um ou dois genes estivessem envolvidos no desenvolvimento do diabetes tipo 2. Por quê? Porque esses eram os únicos genes que “faziam sentido” como alvos para estudo. O advento de estudos de genoma inteiro demonstrou o envolvimento de dezenas de genes na doença. Foi uma surpresa completa.

Qual é a desvantagem dos suplementos de lecitina?

Então, voltemos à pergunta em questão. Se os suplementos de lecitina não causam nenhum dano, por que não dar o benefício da dúvida? Afinal, um estudo futuro pode provar seu benefício.

Em um artigo publicado na Nature, Wang e seus colaboradores  da Cleveland Clinic estudaram o destino metabólico da lecitina. Eles usaram a abordagem metabolômica para procurar pequenas moléculas circulantes associadas à doença cardíaca coronária.

Eles examinaram o sangue de pacientes que sofreram um ataque cardíaco ou derrame. Eles compararam esses resultados com o sangue de pessoas que não tiveram esses eventos cardiovasculares sérios.

Eles descobriram grandes diferenças em colina, betaína e trimetilamina (TMA). Acontece que as bactérias intestinais produzem esses metabólitos a partir da lecitina. E então os convertem em trimetilamina-N-óxido (TMAO).

Este metabólito terminal, TMAO, é uma substância aterogênica conhecida. Isso significa que está envolvido na formação da placa aterosclerótica.

Nenhum dos metabólitos apareceu no sangue depois que a flora intestinal foi eliminada com um antibiótico. Será que a flora intestinal em pessoas com doenças cardiovasculares é diferente de alguma maneira da flora de pessoas saudáveis? Não sabemos, mas sabemos que o estado fisiológico de uma pessoa pode determinar a flora intestinal. Por exemplo, a flora intestinal de pessoas obesas é marcadamente diferente da dos não obesos.

Com base apenas neste estudo, ainda não podemos dizer se esses metabólitos da lecitina são fatores causais ou se são apenas marcadores da doença. Isso ocorre porque os estudos correlativos podem mostrar apenas correlações, não causa e efeito.

Espere, espere, tem mais

A lecitina é o único culpado que produz TMAO? A carne vermelha contém outra trietilamina. Essa molécula, chamada  L-carnitina , é semelhante à colina e lecitina. Como eles, deve ser metabolizado pela flora intestinal em MAO e depois convertido em TMAO na circulação.

O mesmo  grupo da Cleveland Clinic  examinou a produção de TMAO por onívoros, veganos e vegetarianos após a ingestão de L-carnitina.

Eles descobriram que os humanos onívoros tinham níveis mais altos de TMAO circulante. O motivo? Comedores de carne têm flora bacteriana intestinal diferente de vegetarianos e veganos. Ele contém espécies que se deleitam com trietilaminas: colina, lecitina e carnitina.

Agora, vejamos um estudo interessante publicado no prestigiado New England Journal of Medicine por Tang e colega . Teve duas fases.

Na primeira fase, os pesquisadores deram aos participantes saudáveis ​​um desafio com a fosfatidilcolina usando uma forma estável do fosfolipídeo marcado com isótopos. Eles então usaram espectrometria de massa para monitorar os metabólitos da colina antes e depois da supressão da microbiota intestinal com antibióticos de amplo espectro.

Eles descobriram que o desafio com a fosfatidilcolina aumentou todos os metabólitos da colina. Antibióticos suprimiram a geração de metabólitos de TMAO. Eles reapareceram depois que os antibióticos foram descontinuados.

Na segunda fase, os pesquisadores examinaram a relação entre os níveis plasmáticos de TMAO em jejum e os eventos cardiovasculares incidentes durante um período de três anos. Eles estudaram mais de 4.000 participantes submetidos a angiografia coronária eletiva.

Eles descobriram uma relação independente e dependente da dose entre o metabolito e o risco de um evento cardiovascular com base no quartil TMAO: O quartil mais alto teve 2,54 vezes o risco em relação ao quartil mais baixo.

A linha inferior

Aqui está o que sabemos sobre a lecitina:

  • A fosfatidilcolina fosfolipídica (lecitina) é a principal fonte alimentar de colina, um nutriente essencial que faz parte da família das vitaminas do complexo B. A colina tem vários papéis metabólicos, desde seu envolvimento crítico no metabolismo lipídico e na estrutura das membranas celulares até seu papel como precursor da síntese do neurotransmissor acetilcolina.
  • Carne vermelha, carnes processadas e gema de ovo contêm altos níveis de lecitina.
  • A flora intestinal metaboliza a fosfatidilcolina (lecitina) em três metabólitos que aparecem em altas concentrações em pessoas que tiveram um ataque cardíaco ou derrame. Nós metabolizamos esses metabólitos bacterianos em TMAO, uma substância aterogênica conhecida.
  • Um grande estudo de 4.000 pacientes ao longo de 3 anos mostrou uma correlação significativa entre os níveis de TMAO e eventos cardíacos e acidente vascular cerebral.

Ainda assim, embora altamente sugestivo, nenhum desses estudos demonstrou um efeito direto da lecitina, ou de seu metabólito TMAO, como  causa  da aterosclerose.

Então, como alguém decide se deve ou não tomar suplementos de lecitina?

Como o metabólito da lecitina, TMAO, é uma substância aterogênica conhecida, acredito que até entendermos melhor se realmente causa aterosclerose, a abordagem prudente exigiria moderação.

Isso significa limitar a ingestão desses alimentos com altos níveis de lecitina. Além disso, como não há evidências confiáveis ​​que sustentem reivindicações de benefícios à saúde, não há razão para tomar altas doses de lecitina na forma de suplementos nutricionais.

Se você optar por tomá-los, com base no que sabemos agora, poderá aumentar o risco de um ataque cardíaco ou derrame em troca de nenhum benefício conhecido. Não é uma boa troca.


Esta publicação foi publicada pela primeira vez em 30/08/2012.

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