Saúde

Como lidar com a incerteza da vida e o estresse que ela causa

Pesquisas mostram que a incerteza pode ser atraente durante certas atividades, como jogar ou ler um romance de mistério. Mas a incerteza em larga escala que muitas pessoas sentiram durante a pandemia de coronavírus é muito mais difícil de lidar.

Como lidar com a incerteza da vida e o estresse que ela causa 16/06/2020

“A incerteza com a qual estamos preocupados tem a ver com nossa segurança e a segurança de nossos entes queridos”, diz Melinda Massoff , PhD, psicóloga. “Não sabemos quanto tempo durará a crise do COVID-19 e não temos certeza sobre quem ficará doente, quem irá se recuperar e quem precisará ser hospitalizado. Essas incógnitas são grandes e assustadoras demais para serem processadas”.

A incerteza é uma das principais causas de estresse

A incerteza interrompe nossa capacidade de planejar o futuro. 

Normalmente, nossos cérebros tomam decisões para o futuro com base em nossas experiências passadas. Quando o futuro é incerto ou estamos experimentando algo novo, não podemos confiar em experiências passadas para informar nossa tomada de decisão. 

Sem essa ferramenta, podemos ficar ansiosos com o que o futuro reserva, percorrendo vários cenários e nos preocupando com eles. 

“Nossa mente gosta de planejar o futuro usando nosso conhecimento de nossas experiências passadas para antecipar o que o nosso futuro reserva”, diz Anisha Patel-Dunn , DO. “O medo do desconhecido faz com que nossa mente se preocupe com a antecipação da ameaça futura. “

O medo do desconhecido pode desencadear o estado fisiológico do estresse , diz Patel-Dunn. O estresse, que muitas vezes ativa nossa resposta de luta ou fuga, resulta em alterações físicas, como picos de hormônios e aumento da freqüência cardíaca. Com o tempo, o estresse crônico pode ter um impacto negativo na sua saúde, aumentando o risco de doenças cardiovasculares e perda de memória . 

“Se você está constantemente consciente e se preparando para a incerteza e possíveis eventos ruins e, portanto, está constantemente no modo de luta ou fuga, cria um padrão de estresse crônico e se torna mais propenso ao medo e à ansiedade”, diz Rebecca Sinclair , Ph. .D., Um psicólogo. 

Os cientistas estudam a ” intolerância à incerteza ” – ou as crenças negativas que as pessoas têm sobre a incerteza, que podem levar a reações emocionais ou comportamentais doentias quando a incerteza se apresenta inevitavelmente.  

Baixa tolerância à incerteza tem sido associada a condições de saúde mental, como depressão, ansiedade generalizada e transtorno obsessivo-compulsivo (TOC). Maior tolerância à incerteza, por outro lado, pode diminuir os níveis de estresse , porque as pessoas não se fixam em incertezas que estão fora de seu controle. 

Como lidar com a incerteza

Há tanta coisa que você pode controlar na vida. Eventos inesperados ocorrerão e, quando ocorrerem, existem algumas maneiras de se preparar para enfrentar a incerteza: 

  • Construa sua tolerância. Navegamos na incerteza todos os dias, como dirigir para o trabalho quando podemos não chegar lá com segurança. Reconhecer essas incertezas todos os dias que geralmente ignoramos – e focar no fato de que você ainda viveu sua vida – pode aumentar sua tolerância a incertezas mais significativas, diz Gertrude Lyons , psicóloga. Se a incerteza estiver causando ansiedade ou depressão, a terapia cognitivo-comportamental (TCC) também pode ajudar a aumentar sua tolerância e reduzir o estresse ou a preocupação. 
  • Pratique a atenção plena. Um estudo de 2008 de pessoas que estavam desempregadas descobriu que a atenção plena reduziu o sofrimento causado pela incerteza. Lyons recomenda esta abordagem: analise cada um dos seus cinco sentidos, concentrando-se nas três sensações que você está experimentando. Por exemplo, quais são as três coisas que você pode sentir agora? Três coisas que você ouve? Quando você começa a se preocupar com as incertezas do mundo, pode interromper seus pensamentos com essa rotina. Pode ajudar a fundamentar você no momento presente e as certezas que o cercam. 
  • Siga um cronograma. As conseqüências fisiológicas do estresse podem causar alterações no sono e nos padrões alimentares . Para combater isso, manter um cronograma, incluindo ir dormir à mesma hora todos os dias, é importante em horários incertos, diz Patel-Dunn. Ter essa rotina também pode lhe proporcionar uma sensação muito necessária de estrutura e controle, quando você não a tem. 
  • Deixe de lado e se concentre nas coisas que você pode controlar. “Uma falta de vontade de experimentar ansiedade ou uma intolerância à ansiedade muitas vezes podem levar a um sofrimento adicional”, diz Sinclair. “É o que vemos agora com as pessoas pesquisando constantemente no Google, conferindo as notícias ou armazenando suprimentos: está tentando combater a incerteza de maneiras que acabam por aumentar a ansiedade ou criar culturas de medo”. Em vez disso, dê um passo atrás, desconecte e concentre-se nas coisas que você pode controlar – como seu trabalho, tempo com a família e rotina diária. 

Aceitar a incerteza é a chave para sua saúde mental

É mais saudável aceitar incertezas durante grandes mudanças, assim como fazemos em nossas vidas diárias normais. E mesmo que as reviravoltas inesperadas da vida nem sempre pareçam positivas, é importante ser realista sobre quanto controle você realmente tem. 

“A aceitação pode ser pensada como o oposto da negação”, diz Sinclair. “Não queremos incerteza, e ainda faz parte de nossas vidas. Aceitar é dizer ‘estou disposto a experimentar essa incerteza e aceitá-la como parte da minha vida’, não que eu goste.”

Além disso, Lyons enfatiza que a aceitação não significa desistir – e pode até ajudá-lo a seguir em frente durante eventos assustadores, como a pandemia de coronavírus. 

“A aceitação é um estado ativo e habilitado no qual você está fundamentado no presente”, diz Lyons. “Não estamos negando a situação e não estamos cedendo às emoções dela. Aceitação do isolamento pandêmico e social por um período desconhecido de tempo, pois minha realidade atual me permite avaliar com mais eficácia as opções disponíveis”.

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