5 principais mitos sobre a solidão

O que vem à sua mente quando você pensa em solidão? O que você leu sobre isso nas notícias? No meu trabalho sobre saúde social , descobri que muitas vezes há uma discrepância entre o que a pesquisa diz e suposições comuns. Vamos quebrar os cinco principais mitos.

solidão

Mito 1: Solidão e isolamento social são os mesmos

Esses termos geralmente são usados ​​de forma intercambiável, mas na verdade são diferentes. O isolamento social é o estado objetivo de ficar sozinho. Em contraste, a solidão é a experiência subjetiva da desconexão. Isso significa que você pode estar perto de outras pessoas e ainda assim se sentir sozinho.

Por que poderia ser isso? A solidão pode surgir por não se sentir visto, entendido ou validado. Isso pode resultar do tempo gasto com pessoas que não compartilham seus valores ou interesses. Também pode advir de muitas interações superficiais e de conexões mais profundas insuficientes.

Por exemplo, 47% das pessoas pesquisadas em um estudo nacional relataram que seus relacionamentos não são significativos, 58% disseram que ninguém os conhece bem e 61% consideraram que seus interesses não eram compartilhados pelas pessoas ao seu redor. É por isso que não é o número de laços sociais que você tem, mas a qualidade desses laços sociais que mais importa.

Essa distinção é especialmente importante durante a pandemia. Embora muitos de nós possam estar fisicamente isolados, não precisamos ficar sozinhos. Aqui existem algumas sugestões de como permanecer socialmente conectado durante esse período.

Mito 2: Solidão é sempre ruim para você

Serei o primeiro a dizer que a solidão pode afetar negativamente sua saúde, enquanto a conexão promove o bem-estar. Mas isso nem sempre é verdade.

Todo mundo se sente sozinho de vez em quando; é uma experiência humana natural e a maneira de nossos cérebros nos informarem que não estamos conseguindo algo que precisamos. Podemos pensar na solidão como um convite para entrar em contato conosco, refletir sobre nossas necessidades sociais de saúde e tomar medidas para priorizar a conexão. A solidão também pode ser uma fonte de criatividade , inspirando artistas e escritores a expressar suas experiências.

Estudos mostraram que a solidão se torna um problema quando é crônica. Se você sente que seus relacionamentos não são satisfatórios por um longo período de tempo, é nesse momento que você corre o risco de desenvolver problemas de saúde como inflamação, depressão e doenças cardíacas. A longo prazo, a solidão contínua estressa o corpo e causa estragos na saúde.

Mito 3: Solidão é o problema de uma pessoa idosa

Esse mito pode nascer do envelhecimento, não dos dados. Acontece que a solidão é mais comum entre as gerações mais jovens. Um estudo nos EUA, sugeriram que a geração Z e a geração do milênio incluam proporções maiores de pessoas solitárias do que os Baby Boomers.

Recentemente, muitos esforços para combater a solidão generalizada se concentraram nos adultos mais velhos. Por exemplo, em março, a Câmara dos Deputados aprovou legislação que incluíam serviços de apoio e recomendações relacionadas ao isolamento social e à solidão de idosos.

Enquanto esforços como esse devem ser comemorados, os formuladores de políticas, inovadores e construtores de comunidades também precisam tomar medidas para melhorar o bem-estar social de jovens e adultos jovens. Como ponto de partida, este recurso inclui mais de 100 ferramentas de conexão para pessoas de todas as idades.

Mito # 4: Solidão é causada pela tecnologia

Este é um pouco mais complicado. Certamente, hábitos tecnológicos não saudáveis, como percorrer os feeds sociais sem pensar, podem fazer as pessoas se sentirem sozinhas e infelizes, além de limitar o uso pode ser benéfico.

No entanto, a tecnologia também pode ser um conector poderoso, ajudando-nos a conhecer novas pessoas, organizar reuniões e conectar-se remotamente. Isto é especialmente verdade para adultos mais velhose outras pessoas que podem ser isoladas devido a deficiência ou geografia; então a tecnologia se torna uma ferramenta essencial para manter contato e buscar apoio social.

Um estudo relataram que o uso da mídia social geralmente está associado ao bem-estar social, mas o apego emocional a ele está associado a problemas de saúde. Da mesma forma, outro estudo indicou que o uso de smartphones pode reduzir a solidão se a pessoa estiver compartilhando com outra pessoa, mas pode causar estresse caso contrário. A conclusão é que o uso correto da tecnologia pode ajudar a prevenir ou diminuir a solidão.

Mito # 5: Solidão significa que você precisa de novos amigos

Se você acabou de se mudar para uma nova cidade ou não sente que possui tantos laços sociais quanto deseja, poderá se beneficiar de fazer novos amigos. Mas uma maneira alternativa de melhorar sua saúde social é fortalecer seus relacionamentos existentes – e todos podemos nos beneficiar disso.

Uma abordagem é ser mais vulnerável. Pesquisadores estudaram auto-divulgação (isto é, compartilhamento de informações e sentimentos pessoais) como chave para o desenvolvimento de relacionamentos íntimos. Por exemplo, este recurso lista aplicativos, jogos de cartas e outras ferramentas para ajudá-lo a pular conversas pequenas e aprofundar-se nas conversas.

Solidão é uma experiência diferenciada que aparece de maneiras diferentes por diferentes razões. Agora que desmascaramos alguns mitos comuns, podemos nos concentrar em melhorar nosso senso individual e coletivo de bem-estar social.

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Author: Redação BR Acontece

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