Diabéticos devem praticar exercícios

 O exercício é uma parte importante de qualquer plano de tratamento do diabetes. Para evitar problemas potenciais, verifique o açúcar no sangue antes, durante e após o exercício.

O exercício é um componente crucial do controle do diabetes. O exercício pode ajudá-lo a:

  • Melhore seus níveis de açúcar no sangue.
  • Aumente sua aptidão geral.
  • Gerencie seu peso.
  • Reduza o risco de doenças cardíacas e derrames.
  • Melhore o seu bem-estar.

Mas diabetes e exercícios também apresentam desafios únicos. Para se exercitar com segurança, você precisará monitorar o açúcar no sangue antes, durante e após a atividade física. Isso mostrará como seu corpo responde ao exercício, o que pode ajudá-lo a evitar flutuações de açúcar no sangue potencialmente perigosas.

Antes do exercício: verifique o açúcar no sangue antes do treino

Antes de entrar em um programa de condicionamento físico, peça permissão ao seu médico para se exercitar – especialmente se você estiver inativo. Pergunte ao seu médico como as atividades que você está pensando podem afetar o açúcar no sangue. Seu médico também pode sugerir o melhor momento para se exercitar e explicar o impacto potencial dos medicamentos no açúcar no sangue à medida que você se torna mais ativo.

Para obter os melhores benefícios para a saúde, os especialistas recomendam pelo menos 150 minutos por semana de atividades físicas moderadamente intensas, como:
  • Caminhada rápida
  • Natação de volta
  • Ciclismo
Os especialistas também recomendam que as crianças – mesmo aquelas com diabetes tipo 1 – participem de pelo menos 60 minutos de atividade moderada a vigorosa todos os dias.

Se você estiver tomando insulina ou outros medicamentos que podem causar hipoglicemia, teste o açúcar no sangue 15 a 30 minutos antes do exercício.

Se você não toma medicamentos para diabetes ou não usa medicamentos comumente associados a níveis baixos de açúcar no sangue, provavelmente não precisará tomar nenhuma precaução especial antes do exercício. Verifique com seu médico.

Abaixo estão algumas diretrizes gerais para os níveis de açúcar no sangue pré-exercício. As medidas são expressas em miligramas por decilitro (mg/dL) ou milimoles por litro (mmol/L).
  • Inferior a 100 mg/dL (5,6 mmol/L). Seu açúcar no sangue pode estar muito baixo para se exercitar com segurança. Coma um pequeno lanche contendo de 15 a 30 gramas de carboidratos, como suco de frutas, frutas, bolachas ou até mesmo comprimidos de glicose antes de começar o treino.
  • 100 a 250 mg/dL (5,6 a 13,9 mmol/L). Você está pronto para ir. Para a maioria das pessoas, esta é uma faixa segura de açúcar no sangue pré-exercício.
  • 250 mg/dL (13,9 mmol/L) ou superior. Esta é uma zona de cautela – seu açúcar no sangue pode estar muito alto para se exercitar com segurança. Antes de se exercitar, teste sua urina para cetonas – substâncias produzidas quando seu corpo quebra a gordura para obter energia. A presença de cetonas indica que seu corpo não tem insulina suficiente para controlar o açúcar no sangue.
Se você se exercita quando tem um alto nível de cetonas, corre o risco de cetoacidose – uma séria complicação do diabetes que precisa de tratamento imediato. Em vez de se exercitar imediatamente, tome medidas para corrigir os níveis elevados de açúcar no sangue e espere para se exercitar até que seu teste de cetona indique a ausência de cetonas na urina.

Durante o exercício: Fique atento aos sintomas de baixo nível de açúcar no sangue

Durante o exercício, o baixo nível de açúcar no sangue às vezes é uma preocupação. Se você estiver planejando um treino longo, verifique o açúcar no sangue a cada 30 minutos – especialmente se estiver tentando uma nova atividade ou aumentando a intensidade ou a duração do treino. Verificar a cada meia hora ou mais permite saber se o nível de açúcar no sangue está estável, subindo ou descendo, e se é seguro continuar se exercitando.

Isso pode ser difícil se você estiver participando de atividades ao ar livre ou esportes. Mas, essa precaução é necessária até que você saiba como o açúcar no sangue responde às mudanças em seus hábitos de exercício.

Pare de se exercitar se:
  • Seu nível de açúcar no sangue é de 70 mg/dL (3,9 mmol/L) ou inferior
  • Você se sente instável, fraco ou confuso
Coma ou beba algo (com aproximadamente 15 gramas de carboidratos de ação rápida) para aumentar o nível de açúcar no sangue, como:
  • Comprimidos ou gel de glicose (verifique o rótulo para ver quantos gramas de carboidratos eles contêm)
  • 1/2 xícara (118 mililitros) de suco de frutas
  • 1/2 xícara (4 onças/118 mililitros) de refrigerante regular (NÃO dietético)
  • Doces duros, jujubas ou milho doce (verifique o rótulo para ver quantos gramas de carboidratos contêm)
Verifique novamente o açúcar no sangue 15 minutos depois. Se ainda estiver muito baixo, tome outra porção de 15 gramas de carboidrato e teste novamente 15 minutos depois.

Repita conforme necessário até que o açúcar no sangue atinja pelo menos 70 mg/dL (3,9 mmol/L). Se você ainda não terminou o treino, pode continuar assim que o nível de açúcar no sangue retornar a um nível seguro.

Após o exercício: Verifique o açúcar no sangue novamente

Verifique o açúcar no sangue assim que terminar o exercício e novamente várias vezes durante as próximas horas. O exercício baseia-se no açúcar de reserva armazenado nos músculos e no fígado. À medida que seu corpo reconstrói essas reservas, ele retira açúcar do sangue.

Quanto mais extenuante for o seu treino, mais tempo o açúcar no sangue será afetado. O baixo nível de açúcar no sangue é possível mesmo quatro a oito horas após o exercício. Fazer um lanche com carboidratos de ação mais lenta, como uma barra de granola ou uma mistura de trilha, após o treino pode ajudar a evitar uma queda no açúcar no sangue.

Se você tiver baixo nível de açúcar no sangue após o exercício, coma um pequeno lanche contendo carboidratos, como frutas, bolachas ou comprimidos de glicose, ou beba meia xícara (118 mililitros) de suco de frutas.

O exercício é benéfico para a saúde de várias maneiras, mas se você tem diabetes, testar o açúcar no sangue antes, durante e depois do exercício pode ser tão importante quanto o próprio exercício.

Alex Santos

Criador do site BR Acontece atualizado nos principais assuntos em política, economia, tecnologia e variedades.

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